Galeria de Amigos

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Zentangle - scrapbook

Desenho

Traça a reta e a curva,
a quebrada e a sinuosa
Tudo é preciso.
De tudo viverás.

Cuida com exatidão da perpendicular
e das paralelas perfeitas.
Com apurado rigor.
Sem esquadro, sem nível, sem fio de prumo,
traçarás perspectivas, projetarás estruturas.
Número, ritmo, distância, dimensão.
Tens os teus olhos, o teu pulso, a tua memória.

Construirás os labirintos impermanentes
que sucessivamente habitarás.

Todos os dias estarás refazendo o teu desenho.
Não te fatigues logo. Tens trabalho para toda a vida.
E nem para o teu sepulcro terás a medida certa.

Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.

Cecília Meireles 

 Quem nunca fez rabiscos ao falar com alguém no telefone? Bom, eu faço isso com frequência e descobri que isso se chama Doodle, que bonitinho! rsss.....mas a coisa foi evoluindo e virou  Zentangle, ficou mais bonito até no nome !! rsss
Alguns pontos fundamentais do Zentangle que eu simplesmente amo:

Tudo é possivel com um passo de cada vez - A primeira vista um Zentangle pode parecer complicado e intrincado. Mas, quando você descobre como ele é feito, percebe como é simples e divertido.
Passo Consciente - Em um Zentangle você desenha cada passo de forma consciente e deliberada. Estamos sempre dando passos em nossas vidas (sejam eles pensamentos, palavras ou atos), com a inspiração do Zentangle, cada passo passa ser mais consciente e você entende como passos aparentemente pequenos e insignificantes do nosso dia a dia, contribuem para o desenho das nossas vidas.
Sem borracha - Não existe borracha na vida, da mesma forma que não existe borracha no Zentangle. Mas, você descobre que mesmo que você cometa um erro, você pode transforma-lo em um novo padrão e seguir para novas direções.

Agora que tal pegar a caneta e papel e começar a criar conscientemente???

Esse primeiro álbum eu fiz com meus desenhos ...espero que gostem, hoje me sinto livre para desenhar...



 Aqui um álbum cheio de amor, foi confeccionado para uma linda adolescente que gosta de guardar fotografias impressas.
(Nessa era digital isso é raro!!).
E nas curvas do meu desenho meu pensamento trás você pra mim....e já posso te sentir antes do desenho chegar ao fim...
Beijos !!!
Fontes :

48 comentários:

  1. Teus trabalhos são lindos e acredito que todos nós desenhamos/rabiscamos nessas horas! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. São bonitinhos e tentadores... será que me atrevo?
    É melhor não.
    :)

    ResponderExcluir
  3. Oi querida!
    É verdade, eu fico fazendo desenho de flores quando falo ao telefone, não posso ver papel e caneta na minha frente.rs
    Ficou maravilhoso esse trabalho, parabéns!
    Tenha um dia especial!
    Com carinho

    Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!

    ResponderExcluir
  4. Piękne prace,a ten album w serduszka jest śliczny:) Pozdrawiam:)

    ResponderExcluir
  5. MINHA ARTISTA PREDILETA !!! DONA DO LINDO !!! QUANTOS E QUANTOS TRABALHOS QUE NOS TRAZEM BELEZA SABES FAZER !!! ÉS REALMENTE DE UMA MAGIA INESGOTÁVEL !!! AMEI E ACOMPANHADO CO CECÍLIA !!! BELA ESCOLHA !!! MAIS PERFEITO É UM GRANDE BEIJO JÓ Pedro Pugliese

    ResponderExcluir
  6. Preciosos acabados, como todo lo que haces.m Bss

    ResponderExcluir
  7. Me gustan muchicimo low dos , pero mas que todo el primero es maraviulloso
    Buen mes amiga
    Besitos

    ResponderExcluir
  8. Lindos detalhes para uns lindos trabalhos !
    Bjs
    Anna

    ResponderExcluir
  9. Muy buenas creaciones, las primeras imágenes me recuerdan unos dibujos de una buena amiga virtual.
    Un feliz día

    ResponderExcluir
  10. Przepiękne wszystkie prace!!! Album w serduszka przecudny!!!
    Serdecznie pozdrawiam:))

    ResponderExcluir
  11. Joelma, muito interessante o seu post! Amei o texto da Cecília Meireles!
    Lindos trabalhos!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Hola Joelma!
    Com sempre el teu post una meravella...
    Aquest preciós llibre de records, és ideal per guardar bells moments, d'aquells que no s'obliden mai.
    He après que és el Zentangle i el Doodle. Si ho he entès bé, el primer és com el sentiment fet art i el segon (gargot), són els dibuixos que fan el nens petits, o els grans quan estem distrets...

    Petons i somriures.

    ResponderExcluir
  13. Post muito interessante, trabalhos lindos e mensagem maravilhosa...obrigada!~
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  14. Adoro desenhar sempre tive algum jeito desde miudo punha-me olhando para as coisas e ia desenhando replicas daquilo que os meus olhos viam ,agora o tempo nao e muito mas ando com saudades de voltar a desenhar ,.Querida amiga adorei como sempre voce e maravilhosa o seu talento e notavel como consegue criar tanta beleza em cada trabalho que faz ,muitos beijinhos tudo bom .

    ResponderExcluir
  15. Belos trabalhos...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  16. Olá minha querida!
    Como é bom aprender um pouco mais ao entrar aqui.
    Acho que todos já fizeram rabisco ao falar com alguém... bom... pelo meno enqto não havia celulares pq agora falam andando, comendo etc. Já tinha visto doodles, inclusive pela net, mas não sabia que significava isso.
    Assim como já fiz e amava fazer, com lápis preto de escrever mesmo, o Zentangle. Jamai imaginaria esse nome! srsrs. E o que mais me apaixonava era a possibilidade. Gostei tanto de um que viz num caderno de desenho, aos 12 anos, que o guardei. Será que ainda tenho?
    Ficaram lindos em seu álbum. Aliás, os 2 estão muito bonitos. Parabéns pelas criações.
    Amei o poema da Cecília, muito apropriado à postagem.

    Abração esmagador e ótimo dia.

    ResponderExcluir
  17. Querida que lindo adorei, eu sempre
    fico rabiscando um papel quando falo no telefone sim
    e nem sei o que faço depois vejo tem tantas coisas e nem sabia o nome
    e quando não tem papel rabisco a mão mesmo rsrssr
    Eu achei um espétáculo tudo isso


    Bjuss com carinho de sempre

    ❀´¨•♫•.`.❀Rita!!

    ResponderExcluir
  18. Olá Joelma,
    bom dia,
    belo post!
    hoje vc nos ensinou um pouco de tudo
    encontrei a explicação muito interessante,
    eu adorei os desenhos ...

    Desejo-lhe uma bela tarde
    um beijo e um grande abraço

    ResponderExcluir
  19. Joelma bom dia que trabalho maravilhoso lindo, Joelma passando pra desejar uma ótima quinta-feira fiqeu com Deus beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Doodle ou Zentangle, nunca ouvi falar disso antes. Muito interessante não é?
    Amei toda a sua postagem. parabéns pelo lindo album para guardar fotografia. Te
    desejo um lindo final de semana.bjsss

    ResponderExcluir
  21. Vamos dar as mãos e fazer da Internet o nosso meio de união,
    para transformar este velho mundo num lugar
    onde todos possam usufruir do milagre da vida.
    Que nesse Natal todos nós possamos levar
    palavras de amor carinho e esperança.
    Devemos fazer isso durante o ano inteiro,
    mais muitas vezes não é isso , que acontece.
    A vida é corrida demais muitas vezes parece,
    que somos pessoas frias com o coração
    endurecidos.
    Hoje nem sempre temos tempo de mostrar
    o quanto amamos nossas amigas e amigos
    isso não justifica nossa ausência ,
    mais todos sabemos o quanto é corrida nossa luta no dia a dia.
    Nesse Natal desejo de coração muita união
    entre sua família e amigos.
    Como é bom a existência do Natal
    Como é maravilhosa a festa do nascimento de Jesus.
    Da minha postagem leve aquilo , que mais gostar.
    Um abraço carinhoso cheio de amor e saudades .
    Beijos no coração ..Evanir.

    ResponderExcluir
  22. Wat een mooie post Wat ben je heerlijk creatief. Ik wilde dat ik het ook kon leren. Hier in Nederland zie ik het ook wel eens op een beurs. Ik ga het toch ook eens proberen.
    Ik wens je een fijn weekend van het koude en winterige Holland.
    Lieve groet Anneke

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Joelma!
    Que legal,gostei de saber,mas meus rabiscos, são rabiscos mesmos, quando estou ao telefone, tbm gosto de "desenhar", faço muitos riscos, estrelinhas, corações e só...rsrs
    Agora, os seus estão lindos demais, realmente uma obra de arte! Amei!
    Beijos e tenha um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  24. Mi enhorabuena amiga, preciosos tu trabajo.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  25. Dei uma passadinha no seu blog para ver o seu trabalho, e gostei do que vi.Parabéns! É muito bonito.Um abraço do amigo Roberto

    ResponderExcluir
  26. Cuánta creatividad y entusiasmo pones a todo lo que sale de tus manos, son muy chulos!!

    Abrazos y buena semana

    ResponderExcluir
  27. Ao atender o telefone eu já fiz rabiscos, desenhos etc..
    Só não pintei um quadro porque não tenho tanto talento rsss;

    ResponderExcluir
  28. Amiga, adorei a palavra Zentangle e toda a filosofia que ela traz. Tenho também essa mania de rabiscar enquanto falo ao telefone, mas tenho absoluta certeza de que nunca conseguirei transformar em arte estes rabiscos (risos). Falta-me a necessária sensibilidade e a destreza das mãos. A comparação com a vida foi simplesmente fabulosa. O que mais gostei na conceituação do Zentangle é que, se você errar um ponto, um traçado, poderá transformá-lo e seguir numa nova direção. Bem de acordo com nosso caminhar pela vida. Os trabalhos expostos hoje por ti são simplesmente divinos, coisa de mãos abençoadas como as tuas. Lindo e original o poema da Cecília Meireles. Mas saiba que também amei teus versos finais: "E nas curvas do meu desenho meu pensamento trás você pra mim....e já posso te sentir antes do desenho chegar ao fim..." Que lindo isso, amiga!
    Nos sorrisos e estrelas que te deixo ficam também os votos de uma semana iluminada de amor, alegrias e muita paz.
    Com carinho,
    Helena

    ResponderExcluir
  29. Um show de postagem Joelma.
    Tudo é preciso nela... De tudo viverás,
    mas nem tudo pode ser somente uma reta. Bj

    ResponderExcluir
  30. Lovely work Joelma.....it's always nice to see.

    Greetings and a hug, Joop

    ResponderExcluir
  31. Adorei descobrir o nome chiq pros meus rabiscos, rsrs
    Nem preciso dizer que achei lindo teu trabalho né?! Lembrei de você sabado, fui em uma feira de artesanato e tinha cada coisa mais linda que a outra, alguns parecidos com teu trabalho!
    Sobre a moça da fotografia impressa admiro ela e a mesma está em extinção viu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá Joelma, que belos trabalhos, parabéns!
    E hoje um tema que gosto muito: desenhos!
    Grande abraço, saúde e paz.

    ResponderExcluir
  33. Cada vez que entro a tu blog, hay una sorpresa, como esta del zentangle, donde domina el dibujo geométrico. LO del álbum, excelente. CReo que son esos objetos, los que nos generan una intimidad e identidad. Un beso. carlos

    ResponderExcluir
  34. Bom dia de domingo!!!

    Vim deixar meu abraço pelo ano todo que você
    esteve comigo, desejo que me 2014 nossa amizade
    permaneça sempre com muito amor e nossos sonhos
    e realizações venha com grande vitória, mais uma vez
    agradeço por tudo que ganhei nesse Blog , volto em janeiro
    Boas festas e um ano cheio de muita paz e luz!!!

    Rita!

    Ϡ₡ღ¸✿-:¦:-•´¯` ✻.¸¸.ღ♡ღ .¸¸.✻´´¯`•-:¦:Ϡ₡ღ¸✿-:¦:-•´¯` ✻

    ResponderExcluir
  35. Hello Joelma. I followed your comment on my blog back to yours. What lovely and original journals you have made. I'm happy to see you have found Zentangle, I find it so relaxing and beautiful to do.

    ResponderExcluir
  36. Olá... Eu vim te convidar para ler o último post do HEOP e também para ouvir o conto de Natal.
    É só clicar na árvore que fica à direita abaixo do "O novo Natal de Nicolau".
    Bjs

    ResponderExcluir
  37. Maravilhosos trabalhos a amiga faz.
    Venho desejar-lhe um Feliz Natal a si
    e sua Família.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  38. Belos trabalhos...Espectacular....
    Votos de Boas Festas....
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  39. So beautiful....I love these details!
    Wish you a great week and Merry Christmas!
    Karin

    ResponderExcluir
  40. Ola, como esta, querida amiga! cuantas belas creacoes aqui sempre, pura imaginacao e ingenio! Desejo um Natal doce, querida, mucho Amor e Felicidade no Ano 2014, querida, para voce e sua linda familia.
    Um grande abraco, e ate breve, si Deus quiere.

    ResponderExcluir
  41. Joelma..o poema é lindo, quase tão lindo como esses cartões. Faz manualidades preciosas, felicito você.
    Bênçãos

    Pd: Por cierto, siempre te sigo, aunque ahora ultimo no haya comentado por motivos de salud...disculpa :)

    ResponderExcluir
  42. O caminho da verdadeira amizade é tudo em nossas vidas
    a sinceridade fez parte dessa linda aliança ,
    que hoje tenho com você.
    Sou grata por tantas vezes que sem saber me deu animo
    para continuar.
    Sou grata por tudo, pelo carinho , amizade , respeito
    nem imagina quanto você foi e sempre será
    um balsamo de amor e paz para meu coração.
    O seu esforço não foi em vão e nunca será,
    pois anjos amigos como você vou querer sempre a meu lado.
    Que a paz de Deus reine em sua vida e da sua familia.
    Feliz Natal Com Amor.
    Na postagem tem mimo para você.
    Evanir
    Um feliz natal com muito amor e harmonia e
    que 2014 venha pleno de sucesso e vitórias.
    Obrigada pela maravilhosa companhia e por seu imenso carinho em 2013.
    Ofereço-lhe o selo de melhor do ano.
    Acesse este link

    http://aviagempremiosoferecidos.blogspot.com.br
    e pegue-o para você.
    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  43. Hola Joelma , estoy tan feliz porqe puedo ver ty maravilloso trabajo .
    Feliz Navidad y prosrero ano nuevo

    ResponderExcluir
  44. Belle parole ed ottimi lavori che danno delle idee per le prossime festività. Buon Natale e felice Anno Nuovo.

    ResponderExcluir
  45. Hola guapa, te dejo un abrazo con mis mejores deseos de felicidad,
    feliz Navidad!!, feliz año 2014!!.

    ResponderExcluir
  46. Joelma, minha linda e doce amiga, vim apenas para desejar-te um ano novo inundado de milhares de sorrisos de lindos anjos, um punhado de brilhantes estrelas no teu céu interior, e que em 2014 todos os sonhos que acalentam teu bondoso coração possam se tornar realidade.
    Estou indo de férias, um descanso para o corpo e para a alma, mas espero que ao regressar possamos novamente continuar a nos visitar, pois saiba que tua amizade é muito preciosa para mim. Agradeço por tudo, meu anjo, pelo carinho, pelas sábias palavras, pela preocupação, e peço a Deus que coloque muitas e muitas bênçãos na tua vida e ilumine cada vez mais os teus caminhos. Te gosto muito!
    Com carinho,
    Helena

    ResponderExcluir
  47. Maravilha!
    Não conhecia,gostaria de me aprofundar mais no assunto,pois estou vendo que vivenciamos isso no nosso cotidiano.
    Obrigada por nos apresentar tudo isso!bjos

    ResponderExcluir

Agradeço o carinho de sua e visita e comentário,
volte sempre que quiser tomar um café comigo,
beijos no coração,
Joelma